segunda-feira, 28 de março de 2011

Os Princípios do Reiki.



Antes de atentar para o fato de o Reiki ser uma filosofia de vida e não apenas um método de equilíbrio energético, jamais parei para analisar profundamente os princípios que o Mestre Mikao Usui nos deixou.
            Talvez esta dificuldade seja causada por uma mente racional onde os princípios científicos eram dominantes e por uma visão estreita e cartesiana da realidade em que vivemos.
            Em uma reciclagem de nível I ocorrida depois de mais de 10 anos de minha primeira iniciação uma frase me chamou a atenção: “No ocidente temos muitos iniciados no Reiki, mas poucos acabados”. Esta afirmação perturbou-me grandemente e me fez rever todos os conceitos de vida e de ensinamentos sobre o mundo que me cercava. Pude perceber o que realmente a realidade era e como enfrentar a vida de uma maneira mais direta. Esta frase me fez rever todos os conceitos atribuídos ao Reiki e buscar um maior entendimento individual sobre cada aspecto da técnica a mim transmitida. E então uma parte por muito negligenciada passou a ser o foco de minha atenção e objeto de estudo; os cinco princípios do Reiki.
            Quando o Mestre Usui peregrinou pelo Japão a efetuar curas e tornar o método Reiki conhecido pode perceber que algumas pessoas que haviam sido libertas, passados alguns meses retornavam a suas vidas originais com todos os problemas e dificuldades que antes haviam sido sanadas.
            Ponderando a este respeito Sensei Usui percebeu que a vida destas pessoas não se alterava devido ao fato de as mesmas não se sentirem responsáveis por seus próprios destinos, não atentarem para o fato de que seus problemas eram resultados de suas atitudes e pensamentos. Desta forma Sensei Usui sabiamente estipulou cinco preceitos ou princípios que todos os reikianos deveriam seguir e ensinar outras pessoas.
            Estes princípios consistem em afirmações que visam à mudança gradual e efetiva de ações e pensamentos resultando em uma mudança definitiva na vida de cada ser diminuindo a incidência de males e moléstias físicas ou mentais.
            Conforme ensinado, pode parecer simples, mas viver cada princípio de forma individual ou conjunta demanda energia e esforço dirigido e às vezes pode parecer que nada esta mudando, mas no entanto, gradativamente vamos transformando a nossa realidade à medida que transformamos a nós mesmos.
            Transcreverei agora o texto referente aos cinco princípios do Reiki conforme escritos no memorial em pedra de Mikao Usui; texto retirado do livro Reiki Apostilas Oficiais escrito por Johnny De’ Carli:



Shoufuku no hihoo
                        (O método desconhecido que convida à felicidade)
            Manbyo no ley-yaku
                        (A terapia espiritual para todos os distúrbios da mente e do corpo)

            Os Cinco Princípios São:

            Kyo dake wa
                        (Só por hoje)
            Okoru-na
                        (Não se zangue)
            Shinpai suna
                        (Não se preocupe)
            Kansha Shite
                        (Expresse sua gratidão)
            Gyo wo hage me
                        (Seja aplicado em seu trabalho)
            Hito ni shinsetsu ni
                        (Seja gentil com os outros)
           
            Asa yuu gassho shite kokoro ni nenji, kuchi ni tonaeyo.
                        (De manhã e à noite, sente-se em posição gassho e repita estas palavras         em voz alta, para seu coração).
            Shin shin kaizen, Usui Reiki Ryoho
                        (Tratamento do corpo e da alma, Usui Reiki Ryoho)
            Chosso Usui Mikao
                        (O fundador Mikao Usui)”


Princípios do Reiki Escritos em Japonês.

Com estas palavras Sensei Usui alerta a necessidade do homem em viver seu presente, “Só por hoje” você tem o direito de mudar sua vida, “Só por hoje” você pode escolher aonde quer estar amanhã, “Só por hoje” você pode iniciar um projeto, abraçar um amigo ou falar eu te amo para um ente querido.
            “Só por hoje” significa que o passado já passou, o presente é o que nos importa e o futuro nada mais é do que o reflexo de algo que iremos iniciar agora no exato momento.
            Esta afirmação “Só por hoje” nos faz refletir sobre a necessidade de estarmos atentos para o momento presente, para desfrutarmos a vida, o agora, isso não significa deixar nossas responsabilidades de lado, mas nos alerta a vivermos intensamente cada experiência que a nós for presenteada por Deus.
            Assim devemos cuidar um passo de cada vez, um dia após o outro sem nos preocuparmos com o amanhã, pois o mesmo é o resultado de nossas escolhas e ações de hoje.
            Guardem este conceito SÓ POR HOJE e já estarão quilômetros a frente na jornada rumo a realização e a felicidade.
            Espero que este pequeno texto tenha impactado suas vidas da mesma maneira que causou imensas transformações em minha mente, em uma próxima oportunidade estaremos discutindo o primeiro princípio do Reiki.

Que Deus abençoe a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário